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Devolução do Cliente

A devolução de mercadorias ao cliente pode ser realizada de forma automática ou manualmente. Além disso, é possível gerar um “saldo” referente a devolução para utilizar em compras futuras.

Esta pode ser realizada no PDV, por meio da tela de documentos fiscais ou emissão de nota, os quais falaremos a seguir.

PDV

Para realizar a devolução através do PDV, será através do botão de ações > devoluções.

ATENÇÃO: Verifique o modelo de nota selecionado antes de realizar a devolução pois, caso esteja selecionado NFCe, não será possível realizar a devolução (NFCe é somente para operações de saída).

Ao clicar no botão para a devolução, o sistema lhe perguntará se deseja vincular a uma venda, para trazer os dados da mesma.

Se clicado em “Não”, será necessário informar o item a ser devolvido e o cliente da devolução.

Se clicado em “Sim”, aparecerá uma tela com filtros para localizar as vendas feitas para selecionar a venda que terá itens devolvidos.

Selecionando a venda, aparecerá todos os itens desta. Com isso, basta excluir os itens que não serão devolvidos, deixando somente os que terão a devolução.

IMPORTANTE: é obrigatório a seleção de um cliente para a devolução, para a emissão da nota e vínculo do saldo.

Com os dados informados, basta clicar em “Concluir devolução” e a nota de devolução será emitida.

Ao concluir a devolução, aparecerá as ações que podem ser realizadas referente a esta, sendo elas:

  • Devolver saldo: onde o dinheiro é devolvido pro cliente;
  • Gerar vale: para que o valor da devolução se torne um “saldo” para o cliente, o qual funciona como desconto na próxima venda.

Para a utilização do saldo em questão, precisamos da informação do cliente na venda e na seleção dos finalizadores, aparecerá o saldo disponível do cliente.

Através disto, basta clicar em “+” e informar o valor de desconto do saldo disponível.

Importante: O saldo funciona como um DESCONTO, logo, não poderá ser utilizado seu valor total em uma venda.

Documentos Fiscais

A devolução ao cliente pode ser feita de duas formas: automática ou manual.

Automática

Será através da tela Fiscal > Documentos Fiscais.

Nesta tela, basta clicar no ícone com 3 pontos e clicar sobre “emitir devolução”.

Através disto, o sistema trará a tela de emissão da nota com todos os dados da nota de venda.

Assim como no PDV, o usuário pode excluir os itens que não serão devolvidos (através do botão com ícone de lixeira).

Após conferir os dados, basta clicar em “Transmitir” para que a devolução seja efetivada.

Manual

Desta forma, será possível montar a nota de devolução manualmente, através de Fiscal > Emitir nota ou em “Novo” na tela de notas fiscais.

Na tela de emissão de nota, a operação precisa ser “Entrada” e o tipo “Devolução“. Com isso, podemos informar os demais dados e referenciar a nota se necessário (na aba “observações”).

Com os dados informados, podemos clicar em “Transmitir” para que a devolução seja efetivada.

Felipe Buzacchi

Diretor de Desenvolvimento para Varejo do Grupo Moderniza (ModerShop e Moderniza Loja)

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